Os malefícios da automedicação

 em Planos de Saúde

Você nunca deve se automedicar. Tomar remédios por conta própria é um grande perigo e ainda pode piorar o quadro de saúde causando alergias e até dependência (como no caso dos vasoconstritores nasais). Médicos são formados e estudam anos e anos o corpo humano. Apenas eles são habilitados para medicar qualquer pessoa.

Analgésicos, anti-inflamatórios e antialérgicos são os medicamentos normalmente mais usados sem prescrição médica. Eles possuem efeitos colaterais e não podem ser usados de qualquer maneira. Já sobre os antibióticos, de acordo com o Ministério da Saúde, ao tomá-los sem acompanhamento médico, o doente pode criar resistência de microrganismos e inibir a eficácia dos remédios. Os antibióticos atualmente são vendidos apenas com receita médica, mas mesmo assim existem casos de automedicação.

Além disso, é comum vermos alguém resfriado ou gripado sem ir ao médico e tomando antigripais, porém, se o quadro persistir após 48h, é sinal de que o quadro pode ser mais grave e é obrigatório que o paciente procure um médico.

Agora que você já conhece alguns dos malefícios da automedicação, nunca mais tome algo sem que um médico esteja ciente. Se você ainda não tem um plano de saúde em Campos, procure a Virtua Corretora.

Foto: Fundo fotografia desenhado por Xb100 – Freepik.com

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

WhatsApp chat