Outubro Rosa: o que é e como surgiu?

 em Dicas, Planos de Saúde

Desde 1990, o mês de outubro se destaca no meio dos outros 11 meses: ele é responsável por dar uma pegada rosa nos 31 dias para ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que é o segundo tipo mais frequente em todo o mundo.

Como surgiu?

O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, quando o Congresso Americano aprovou que esse mês seria o mês nacional de prevenção ao câncer. Na época, as cidades foram enfeitadas com laços rosas para mobilizar a população americana sobre a importância do movimento, começando pelos participantes da primeira Corrida pela Cura, que correram com o símbolo em Nova York. Depois, o objeto passou a ser distribuído em diversos locais públicos e eventos.

No Brasil, o movimento demorou um pouco para chegar. Em 2002, o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa, mas, apenas em 2008, que o Outubro Rosa ganhou mais força em várias cidades brasileiras.

Importância

A escolha de um mês específico para alertar faz com que a população cuide de si mesma pelo menos uma vez por ano. A taxa de mortalidade por câncer de mama é muito alta no Brasil e isso, muitas vezes, acontece por conta do grande número de diagnósticos tardios.

Lembrando que o câncer de mama não é restrito apenas às mulheres. Por isso, é muito importante que tanto as mulheres quanto os homens façam os exames e visitem os seus médicos para fazer aquele check-up sempre que necessário. Saúde é o que precisamos para conseguir dar conta de todo o resto. Cuide-se! Ame-se!

Foto: Reprodução/Portal Saúde no Ar

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

WhatsApp chat