O Reajuste do seu plano de saúde em 2022 poderá ser maior que o determinado pela ANS

A ANS determinou que os planos de saúde sofram reajuste de 15,5% em 2022. Mas este valor poderá ser maior.
Como Fugir do Reajuste do plano de saúde 2022

A Agência Nacional de Saúde (ANS) em 26/mai/22 autorizou o reajuste máximo de 15,5% para os contratos de planos de saúde individuais ou familiares que fazem aniversário entre maio/22 e abril/23.

Vale ressalvar que este é o maior reajuste desde 2000, quando foi iniciada a série histórica. Mas apesar de parecer alto o reajuste de 2022, ele não será aplicado para todos os clientes de planos de saúde brasileiros, podendo assim seu seu plano de saúde ser reajustado com um percentual maior que o definido pela ANS neste ano.

Porque meu plano de saúde poderá ficar mais caro?

A ANS determina o reajuste apenas para planos individuais, conhecidos também como pessoa física, que são comercializados diretamente com as operadoras. Vale Lembrar que estes já possuem os valores praticados mais caros do mercado.

Porém, no mercado brasileiro há outras formas de comercialização, que são os planos de saúde empresariais e coletivos por adesão, comercializados pelas Administradoras de planos de saúde.

 Para os contratos coletivos por adesão e empresariais, as próprias operadoras e administradoras possuem autonomia para definir o percentual de reajuste.

Neste caso, o percentual de 15,5% definido pela ANS, não precisa ser realizado, podendo as empresas de planos de saúde praticar reajustes menores ou maiores do que o determinado pela ANS para 2022.

Baseado nos dados divulgados pela própria ANS, o reajuste irá afetar apenas 16,3% dos contratos ativos no Brasil, sendo estes, pouco mais de 8 milhões de contratos individuais de planos de saúde.

Qual será o reajuste do plano de saúde 2022 empresarial ou coletivo por adesão?

Cada operadora, ou administradora de planos de saúde, realiza uma série de cálculos, levando em consideração os índices de inflação, variação das despesas em saúde, incorporação de novas tecnologias farmacêuticas e de procedimentos e a frequência de utilização do plano pelos seus clientes.

O que também é conhecido como sinistralidade.

 A taxa de utilização do plano, ou seja, sua sinistralidade é um dos fatores mais importantes que as operadoras e administradoras levam em consideração, porém, além deste, há mais um fator que faz toda diferença para você e pode ajudar a você economizar muito no seu plano de saúde!

 Continue lendo este texto que irei explicar em detalhes como você poderá se beneficiar e economizar no seu plano de saúde!

A concorrência dos planos de saúde pode trazer economia para você

Toda empresa tem por objetivo levar lucro aos seus acionistas, no caso dos planos de saúde, além disso também tem por objetivo garantir saúde de qualidade e boa rede de atendimento para seus clientes. E para isso utilizam diversas estratégias.

Por exemplo, uma hipotética administradora verifica que em sua carteira de clientes, que na faixa etária de 39 – 43 anos, seus clientes tiveram baixa utilização do plano no ano anterior, ou seja, houve baixa sinistralidade.

Então, esta administradora usa isso como estratégia para aumentar o número de clientes nesta faixa etária.

Sendo assim, ela lança uma nova tabela de preços do plano de saúde, com um valor menor para a faixa etária do exemplo.

É possível um mesmo plano de saúde ter preços diferentes?

SIM! E é aqui que você pode se beneficiar!

Antes de explicar como você pode economizar, é preciso explicar como o mercado de planos de saúde funciona.

Operadoras de planos de saúde

As Operadoras de planos são as empresas que possuem a marca de um plano de saúde, e comercializam apenas os planos empresariais e os individuais, que são os em que a ANS determina o reajuste.

Administradoras de planos de saúde

Estas, são as empresas que comercializam os planos de saúde coletivos por adesão, em resumo, elas “compram” das operadoras um certo número de contratos, e comercializam estes contratos aos consumidores finais de acordo com a ocupação que exercem profissionalmente.

Isto é realizado pela elegibilidade com um órgão de classe, que pode ser um sindicato ou associação profissional.

O usuário final que deseja contratar o plano de saúde, comprova sua elegibilidade através de documentos, como diploma de graduação, carteira de identificação de classe, entre outros documentos.

O corretor de seguros especialista em planos de saúde auxilia em todas estas etapas, pois é o profissional apto que intermedia a contratação auxiliando o cliente.

Como você pode economizar no plano de saúde?

Depois de toda explicação, agora você vai entender como pode economizar no plano de saúde e até mesmo fugir do reajuste do seu plano de saúde!

Diversas Administradoras comercializam a mesma marca de plano de saúde, por exemplo o plano de saúde Amil.

E cada Administradora possui autonomia para determinar o período de reajuste e o valor praticado para este plano.

Então é possível você encontrar um mesmo plano de saúde com valores diferentes, e períodos de reajuste diferentes. E vale reforçar, isso ocorre porque cada Administradora tem livre autonomia para determinar o valor que irá cobrar!

Sendo assim, você poderá economizar no seu plano de saúde, comparando períodos de reajuste e valores de tabelas de preços, entre a mesma marca de plano de saúde e também entre os planos que possuem a mesma qualidade de atendimento.

Através de um corretor de plano de saúde especializado você poderá comparar valores entre as administradoras e realizar a troca de plano, ou portabilidade do seu plano. Podendo assim migrar de plano, ou apenas de administradora.

Se eu trocar de plano vou precisar cumprir novo prazo de carência?

Isso depende, principalmente do tempo em que seu contrato está ativo!

Caso seu plano de saúde possua mais de 12 meses ativo, você poderá realizar a troca de plano sem precisar aguardar nenhum prazo de carência para utilizar o plano.

Porém, caso seu contrato tenha menos tempo nem tudo estará perdido!

É possível negociar uma redução de carências com as operadoras, na nova contratação!

Nossa equipe é especialista em redução de custos em planos de saúde, e já conseguimos ajudar diversos clientes a economizar no seu plano de saúde empresarial ou coletivo por adesão!

É possível contratar um novo plano de saúde sem carência?

Rotineiramente recebemos tabelas de planos de saúde que em caráter promocional não é cobrada carência para novos contratos.

Ou seja, após o novo contrato ficar ativo, o cliente já pode utilizar o plano para realizar suas consultas, exames e procedimentos.

A carência zero normalmente possui exceção para parto e doenças pré-existentes.

O último plano que ofereceu esta promoção foi o plano de saúde Assim Saúde.

Por fim uma dica bônus para ajudar você a economizar no plano de saúde

Apesar de estarmos falando sobre os reajustes que irão afetar os planos de saúde em 2022, neste momento já é possível trocar de plano ou fazer a portabilidade em administradoras que não irão reajustar seus planos em 2022!

Isso mesmo! Já temos disponíveis algumas tabelas de preço de planos de saúde com reajuste apenas para Abril de 2023.

Planos de saúde sem reajuste neste ano de 2022

Até o início de junho já temos 2 tabelas de preços para os seguintes planos que não sofrerão reajustes este ano:

Fale agora com um de nossos corretores de planos de saúde, e explique o seu caso, nossa equipe tem ajudado muitas pessoas a reduzirem os seus custos em planos de saúde empresariais e coletivos por adesão!

Realizamos um atendimento personalizado, e enviamos para você um comparativo de todos os planos de saúde que podem atender sua necessidade, bem como, a Tabela de preços e Rede credenciada das especialidades e cidades que normalmente você utilizará o plano.

Marcelo Balbi

Marcelo Balbi

Especialista em Investimentos certificado pela ANBIMA. Levo proteção financeira à famílias e empresas.Corretor de Seguros Susep – 10.2034490.2
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Simule no WHATSAPP


Mais NOTÍCIAS

Precisa de um plano de saúde?

A VIRTUA PODE TE AJUDAR!

Qual sua necessidade hoje?

Faça uma Simulação pelo WhatsApp


Qual sua necessidade hoje?

Faça uma Simulação pelo WhatsApp